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Alimentos amigos do colesterol: Azeite

Alimentos amigos do colesterol: Azeite

Alimentos amigos do colesterol – Azeite

O colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do organismo, ajudando no metabolismo e regeneração celular, além de colaborar na produção hormonal. Mas há uma diferença entre o colesterol bom (HDL, que protege o organismo) e o ruim (LDL, que pode até entupir as artérias).

O excesso de LDL no sangue gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias. E quanto maior o acúmulo de gordura, maiores as chances de sofrer problemas cardiovasculares”.

Felizmente, por meio da alimentação, é possível controlar ambos os índices. Contudo, o azeite extravirgem é um desses superalimentos. Além de elevar o HDL, ainda ajuda a baixar o colesterol ruim. Como seu tipo de gordura é a monoinsaturada, seu consumo é altamente benéfico para o sistema cardiovascular, por sua ação anti-inflamatória. Inclua esse ingrediente no seu cardápio!

Para o bom controle do colesterol também é importante algumas mudanças no seu estilo de vida, como:                          

  • Faça exercícios

Em conjunto com uma dieta equilibrada, essa é a dica mais importante para aumentar seu HDL. Uma caminhada de 30 a 40 minutos todos os dias e utilizar as escadas sempre que possível são duas atividades que comprovadamente contribuem para melhora do colesterol no sangue.

  • Diminua seu peso

    O excesso de peso não só aumenta o LDL como também abaixa o HDL. Para quem está acima do peso, emagrecer pode resultar em um aumento nos níveis de HDL. Isso vale principalmente para quem tem um grande acúmulo de gordura abdominal, que está diretamente associada a um risco maior de doenças cardiovasculares.

  • Consuma mais fibras

    As fibras presentes nos grãos integrais (arroz, trigo, aveia integral) e nas frutas são grandes aliadas no aumento do HDL e controle do LDL. Acrescente pelo menos três porções desses alimentos à sua dieta todos os dias.

  • Evite as gorduras trans

    Encontradas em muitos produtos industrializados (salgadinhos, bolos, congelados) e frituras, a gordura trans aumenta diminui as taxas de HDL, enquanto aumenta os valores do LDL. Verifique em quais produtos de consumo regular você encontra a gordura trans e evite o seu consumo.

 

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