Como ocorre a isquemia dos membros inferiores?
A isquemia dos membros inferiores acontece após a formação de placas ateroscleróticas nas artérias responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos.
As placas podem se desenvolver com o passar do tempo, restringindo o fluxo sanguíneo e até causando bloqueio completo das artérias.
Como tratar a isquemia dos membros inferiores?
Como a aterosclerose pode impactar artérias de diversas regiões do corpo, o tratamento requer a diminuição do risco cardiovascular. Nesse sentido, são recomendados medicamentos para inibir a atividade das plaquetas e controlar o colesterol, diabetes e pressão arterial. Abandonar o cigarro é outro ponto central para a melhora do paciente.
No período de claudicação intermitente (câimbras), estágio inicial da doença, indica-se as caminhadas e o uso de produtos à base de pentoxifilina e cilostazol.
Casos mais avançados da doença ou sem resposta ao tratamento podem demandar cirurgias endovasculares (minimamente invasivas), para devolver a oferta de sangue ao membro. Nessa situação, recorre-se ao cateterismo para desobstruir as artérias.